terça-feira, 13 de setembro de 2016

Como fazer Arroz Branco / Dicas # 1

Como fazer arroz branco na perfeição


Primeiro passo: Lavar
Lave o arroz. Passe-o várias vezes por água fria e escorra-o. Há duas razões para fazer a lavagem: em alguns casos é usado pó como auxiliar de moagem, e o enxaguamento também remove a goma que traz com ele, fazendo com que o arroz fique menos pegajoso. Por isso este é um passo relevante para depois cozinhar o arroz .

Use meia chávena de arroz por pessoa, excepto se o arroz fizer parte do prato principal. Nesse caso deverá acrescentar mais um pouco. Uma chávena de arroz cru equivale a três chávenas de arroz cozido .

Se o arroz for mais velho, mergulhe-o cerca de trinta minutos, o que faz com que os grãos fiquem menos quebradiços e propensos à ruptura.  A imersão também é usual no arroz Basmati, pois ajuda-o a expandir-se e a ficar no seu comprimento máximo.Para a maioria das refeições diárias, podem obter-se bons resultados, mas sem encharcar o arroz. Certifique-se, ao fazer o arroz branco, que este fica completamente escorrido, senão estará a usar mais água do que realmente pretende e é necessária .


Passo dois: um método simples de cozedura

Existem muitos métodos diferentes para fazer arroz branco, mas o mais simples é o método da absorção: o arroz é cozido com uma medida de água de modo a que, no momento em que o arroz estiver cozido, toda a água tenha sido absorvida. À medida que o nível da água baixa, o vapor vai acabar de cozer o arroz .

A chave para este método é descobrir a quantidade certa de água. Como regra geral, use entre uma chávena e meia ou duas de água para cada chávena de arroz, mas pode ser necessário experimentar algumas vezes para encontrar a quantidade que mais gosta para fazer arroz branco. Há tipos de arroz que exigem mais água, os mais longos, enquanto arroz de grão mais pequeno necessita de menos água . Menos água também faz o arroz ficar mais firme .

De qualquer forma aqui ficam fórmulas para fazer arroz branco, definidas  por tipo de arroz .


Para uma chávena de arroz, veja :
  • Arroz de grão branco e longo – 2 chávenas de água
  • Arroz sushi japonês – 1 chávena e um quarto de água
  • Arroz integral – 2 chávenas e meia de água
  • Arroz selvagem – 4 chávenas de água
  • Arroz jasmim – 2 chávenas de água
  • Arroz basmati – 2 chávenas de água



  • Em todo o caso, pode sempre optar por seguir as instruções da embalagem .

    Seguidamente, adicione o sal. Pode adicionar também um pouco de manteiga, óleo ou azeite, mas não é obrigatório .


    Ponha o tacho em lume alto. Quando a água começar a ferver, coloque a tampa no tacho, baixe o lume e deixe cozinhar durante 12 minutos sem mexer. Ao fim desse tempo a água já deverá estar absorvida, mas pode levantar um pouco a tampa para verificar .

    Se estiver a cozinhar num fogão eléctrico, pode usar duas das suas placas: uma para ferver o arroz e a outra, de seguida, para continuar a cozer em lume brando. Se o arroz estiver com pequenos buracos de vapor, desligue imediatamente . Quer dizer que está no ponto .

    Um outro elemento importante é a panela, que deve ser pesada na base, para evitar que o arroz queime na parte inferior. A tampa deve estar bem firme para manter o vapor dentro da panela. Se a sua tampa não se encaixar completamente na panela, coloque um pano de cozinha limpo entre ambas.


    Terceiro Passo: deixe-o descansar

    No final de acabar de fazer o arroz branco, não sirva logo. Aqui é onde precisa ter paciência: deixe o arroz assentar fora do calor, com a tampa, por pelo menos cinco minutos até meia hora no máximo. Cuidado para não saltar este passo, porque é importante. Isso permite fazer a redistribuição da humidade e resulta numa textura mais uniforme. Depois, use um garfo para soltar o arroz e poderá finalmente servir o seu arroz branco perfeito .

    4 comentários: