Primeiro passo: Lavar
Lave o arroz. Passe-o várias vezes por água fria e escorra-o. Há duas razões para fazer a lavagem: em alguns casos é usado pó como auxiliar de moagem, e o enxaguamento também remove a goma que traz com ele, fazendo com que o arroz fique menos pegajoso. Por isso este é um passo relevante para depois cozinhar o arroz .Use meia chávena de arroz por pessoa, excepto se o arroz fizer parte do prato principal. Nesse caso deverá acrescentar mais um pouco. Uma chávena de arroz cru equivale a três chávenas de arroz cozido .
Se o arroz for mais velho, mergulhe-o cerca de trinta minutos, o que faz com que os grãos fiquem menos quebradiços e propensos à ruptura. A imersão também é usual no arroz Basmati, pois ajuda-o a expandir-se e a ficar no seu comprimento máximo.Para a maioria das refeições diárias, podem obter-se bons resultados, mas sem encharcar o arroz. Certifique-se, ao fazer o arroz branco, que este fica completamente escorrido, senão estará a usar mais água do que realmente pretende e é necessária .
Passo dois: um método simples de cozedura
Existem muitos métodos diferentes para fazer arroz branco, mas o mais simples é o método da absorção: o arroz é cozido com uma medida de água de modo a que, no momento em que o arroz estiver cozido, toda a água tenha sido absorvida. À medida que o nível da água baixa, o vapor vai acabar de cozer o arroz .
A chave para este método é descobrir a quantidade certa de água. Como regra geral, use entre uma chávena e meia ou duas de água para cada chávena de arroz, mas pode ser necessário experimentar algumas vezes para encontrar a quantidade que mais gosta para fazer arroz branco. Há tipos de arroz que exigem mais água, os mais longos, enquanto arroz de grão mais pequeno necessita de menos água . Menos água também faz o arroz ficar mais firme .
De qualquer forma aqui ficam fórmulas para fazer arroz branco, definidas por tipo de arroz .
Para uma chávena de arroz, veja :
Em todo o caso, pode sempre optar por seguir as instruções da embalagem .
Seguidamente, adicione o sal. Pode adicionar também um pouco de manteiga, óleo ou azeite, mas não é obrigatório .
Ponha o tacho em lume alto. Quando a água começar a ferver, coloque a tampa no tacho, baixe o lume e deixe cozinhar durante 12 minutos sem mexer. Ao fim desse tempo a água já deverá estar absorvida, mas pode levantar um pouco a tampa para verificar .
Se estiver a cozinhar num fogão eléctrico, pode usar duas das suas placas: uma para ferver o arroz e a outra, de seguida, para continuar a cozer em lume brando. Se o arroz estiver com pequenos buracos de vapor, desligue imediatamente . Quer dizer que está no ponto .
Um outro elemento importante é a panela, que deve ser pesada na base, para evitar que o arroz queime na parte inferior. A tampa deve estar bem firme para manter o vapor dentro da panela. Se a sua tampa não se encaixar completamente na panela, coloque um pano de cozinha limpo entre ambas.
Terceiro Passo: deixe-o descansar
No final de acabar de fazer o arroz branco, não sirva logo. Aqui é onde precisa ter paciência: deixe o arroz assentar fora do calor, com a tampa, por pelo menos cinco minutos até meia hora no máximo. Cuidado para não saltar este passo, porque é importante. Isso permite fazer a redistribuição da humidade e resulta numa textura mais uniforme. Depois, use um garfo para soltar o arroz e poderá finalmente servir o seu arroz branco perfeito .
São umas belas dicas! Sigo algumas.
ResponderEliminarObrigada ...
ResponderEliminarBoas dicas! Hoje o acompanhamento cá em casa é arroz branco! Beijinhos
ResponderEliminarBeijinhos
ResponderEliminar